20 de novembro de 2014

Sobre namorar cedo e a pressão de curtir a vida


Decidi fazer um post sobre isso e pesquisei o máximo que pude até que eu parei para perceber que a maioria dos posts que tinham sobre isso era sobre namorar cedo ''dar em pecado''. Senti falta de um post sobre isso sem ter influência religiosa, então resolvi compartilhar a minha experiência sobre isso.
''Qual a idade certa para namorar'', ''qual a idade certa para ter a sua primeira vez'', tudo isso passa pela cabeça de uma menina, ainda mais a que está entrando na adolescência. A coisa é: o que é certo pra você? É claro que na hora de perguntar isso para alguém, a pessoa dará a opinião dela. Então o que fazer quando a opinião da pessoa, não bate com o que você sente?

Eu sempre me senti madura em relação a minha idade. E talvez isso tenha sido ruim, ou bom, mas acho que o que vale é o contexto. Sempre fui a que não via graça no que a maioria das pessoas da minha idade via, a que era taxada como chata e antiquada. E eu sei que não fui nem vou ser a única.
Eu comecei a namorar com 13 anos. Sim, treze anos. O que para muitos foi um erro, pra mim me fez ser a pessoa que sou hoje e que, sinceramente, eu aceito muito bem.

Você quando pensa em levar essa questão de namorar em casa para adultos que você convive, a maioria dirá que está cometendo um grande erro e que você tem que curtir a vida, carpe diem, yolo etc. E eu sei que existem pessoas que supervalorizam a opinião alheia na hora de tomar uma decisão super importante, sei porque já fui assim, mas é importante pensar até que ponto é relevante a opinião de outras pessoas. Outras pessoas que não sabem o que você sente nem o que você pensa, outras pessoas que não estão no seu lugar.

Namorar sério é um compromisso bastante pesado quando se leva ele com seriedade, não só por status. Infelizmente, hoje em dia namoro vem tão rápido quanto vai, mas acho que isso não importa. Um cara pode ter ficado por dois meses na sua vida mas o importante é o que você tira desse relacionamento. E isso não muda. Óbvio que eu não sabia isso com 13 anos, mas é por isso que quero falar sobre isso. Porque eu vejo tanta gente dizendo ''não'' às pessoas novas que começam a namorar, como se isso fosse um veneno, ou como muita gente fala ''um pecado'', mas é necessário ver também as coisas boas de um relacionamento. O quanto é bom ter um companheiro na sua vida, o quanto é bom imaginar um futuro com alguém e saber que essa pessoa também pensa isso com você. Porque é isso que move um relacionamento: A reciprocidade. É saber que a pessoa é importante pra você mas você também ter que ser pra pessoa, e mais ainda pra você.

Colocar alguém na sua vida é sim um grande passo, e eu não consigo ver isso como algo fútil. Não sou alguém que serve para ter alguém pela metade, por um dia ou por uma noite. Porque sou inteira e me entrego por inteiro e gosto de alguém que também o faça. Talvez isso seja até algo que faça eu me machucar muitas vezes, sabe? Exigir tanto de alguém. Mas sei que posso cobrar a verdade porque eu dou a verdade. É bom curtir a vida sim, é bom sair com os amigos e ter noites memoráveis. Mas isso não deve ser um padrão, e nem namorar é. Isso são coisas que só são boas se forem espontâneas.

8 comentários:

  1. Gostei muito do seu texto. Eu também comecei namorar cedo, com 14/15 anos conheci o menino que estou até hoje. Todos familiares aceitaram, e sobre curtir a vida, a gente sempre fez isso juntos, gostamos muito de sair, ir para eventos, e outros lugares hehe. <3

    Suas palavras são ótimas. Parabéns.
    www.darksky.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu também sempre procuro fazer esses programinhas com ele, que na verdade também são mais minha cara <3
      Muito obrigada! É muito bom ler isso, sério. Beijos <3

      Excluir
  2. Nossa gostei bastante do seu texto, parabéns! Eu também comecei nova, tenho 15 e namoro a 7 meses e pretendo para a vida toda ou até quando Deus quiser. Estou seguindo! bjoooos
    Dá uma olhada no meu blog!
    www.glossdathay.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tô a quase três anos, e também pretendo seguir em frente! Muito obrigada linda, beijos.

      Excluir
  3. Não acho ruim namorar nova, mas acho que se "prender" a uma pessoa só, por muitos anos, e vir a casar com alguém que vc conheceu adolescente pode vir a gerar arrependimento no futuro. Principalmente, porque 1. as pessoas mudam; 2. você precisa conhecer outras pessoas antes de decidir quais suas preferências e não ter apenas 1 referência; 3. porque dos 13 aos 18 anos você pode achar que sabe tudo, mas na verdade, não sabe nada da vida e por isso mesmo, não tem nenhuma maturidade para saber ou decidir com quem quer passar boa parte da sua vida.

    Longe de querer causar polêmica, gostei do seu ponto de vista, apenas falo por experiência, pois me casei com meu primeiro namorado sério, com o qual perdi a virgindade aos 16 anos, e o casamento não deu certo, por todos esses motivos que eu descrevi acima. Não que eu não devesse ter namorado, mas não devia ter casado. Tudo de bom q eu podia tirar desse relacionamento eu o fiz até 1 ano antes de casar, dps disso foi tudo um erro e um grande sofrimento desnecessário que eu sabia q podia ter evitado (a saber, eu senti q não ia dar certo, mas casei por pressão de familiares, pq ele era um bom rapaz, um bom partido e eu não aguentava mais morar com meus pais).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, realmente na maioria das vezes essa coisa de mudar é muito ruim. Conheço bem casos assim. Nossa que horror, casar forçada? Poxa... Eu pretendo seguir em frente até que não dê sabe? É sempre bom saber a hora de parar de forçar a barra só porque tem anos de namoro e tal. São casos e casos né :/
      Obrigada por ter comentando. <3

      Excluir
  4. Eu não vejo nenhum problema em começar a namorar cedo!
    Eu comecei com uns 14 15 anos, mas namoro sério mesmo foi com uns 18 anos.

    Isso de achar que não ta se divertindo porque namora é besteira, talvez algumas pessoas que namoram se divirtam até mais do que algumas que acham que diversão é ser solteiro. Ser solteiro também cansa :)

    Beijooo!

    Chá das 22 | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente! O significado da palavra "diversão" é totalmente relativo.

      Excluir